terça-feira, 22 de abril de 2014

TRANSPORTE COLETIVO: CADÊ OS TERMINAIS?


A Lei Complementar nº 171 de 21 de maio de 2007, dispõe sobre o Plano Diretor e o processo de planejamento urbano do Município de Goiânia e dá outras providências. Em seu Anexo 5, está prevista a implantação de novos terminais de integração que seriam incorporados à Rede Metropolitana de Transportes Coletivos - RMTC. São eles:

Terminais de Integração da Região Leste.
  1. Terminal de Integração Balneário;
  2. Terminal de Integração Campus;
  3. Terminal de Integração Guanabara;
  4. Terminal de Integração Vila Pedroso;
  5. Terminal de Integração Flamboyant;
  6. Terminal de Integração Santa Rita;
  7. Terminal de Integração Rodoviário;
  8. Terminal de Integração Perimetral;
  9. Terminal de Integração Correios e
  10. Terminal de Integração Mutirão.
 
Os terminais Rodoviário, Perimetral e Correios serão construídos quando da implantação do BRT Norte-Sul. A Prefeitura de Goiânia anunciou recentemente que irá construir os terminais Campus, Santa Rita e Parque Atheneu (este último não estava previsto na Lei de 2007). Quanto aos terminais Balneário, Guanabara, Vila Pedroso, Flamboyant e Mutirão nem previsão de quando serão implantados.

Para a Região Leste de Goiânia, além do Terminal Vila Pedroso, de suma importância por se localizar na própria região, os Terminais Guanabara, Campus e Flamboyant são extremamente necessários para melhorar a integração entre a Região Leste com a regiões Norte e Sudeste da Capital, tão deficitária atualmente. Infelizmente, parece que, excetuando-se o Terminal Campus, as demais estações irão demorar a se tornar realidade, ou talvez, fiquem apenas no texto da Lei e não se concretizem.

Fica a pergunta: por que quando da licitação do transporte coletivo de passageiros da Região Metropolitana de Goiânia, não ficou estabelecido que as empresas vencedoras seriam responsáveis por implantar os terminais de integração seguindo um cronograma preestabelecido?

Um comentário:

  1. Atendimento registrado sob o número 201400168617 e distribuído à 12ª Promotoria de Justiça do MP-GO.

    ResponderExcluir