quarta-feira, 9 de abril de 2014

CÓRREGO PALMITO: PARA SALVÁ-LO DA DEGRADAÇÃO, UM PARQUE AMBIENTAL É A SOLUÇÃO


A região do córrego Palmito apresenta elevados níveis de degradação ambiental e população em vulnerabilidade social. Segundo Silva (2001) Na bacia hidrográfica do córrego Palmito, onde os processos erosivos da área que apresenta aspecto de degradação em quase todo o trecho, tem como principal fator de estímulo o uso e ocupação irregular do solo. Observa-se que tanto a jusante quanto a montante do córrego Palmito se somou transtornos como, a degradação nas margens com a poluição das águas e a perda de mata ciliar que juntando todos esses processos contribui para formações de erosões. A falta de manejo adequado para evitar a degradação ambiental e ocupação do solo inadequado foram determinantes para tal processo de degradação observado atualmente. (Fonte: SILVA, Adriano Faria de. Córrego Palmito: Processos degradantes em afluente do rio Meia Ponte-Goiânia-GO. Faculdade de Tecnologia Senac Goiás, Goiânia, 2011).

Córrego Palmito. Fonte: guiaecologico.wordpress.com
Como constatado pelo pesquisador, a região do córrego Palmito apresenta impactos ambientais negativos de toda ordem. Desmatamento, ocupação de áreas de preservação permanente (APP), erosão, lançamento de esgotos, assoreamento são impactos negativos ocasionados pela ocupação antrópica sem planejamento na área (bairros Jardim Novo Mundo, Vila Romana, Vila Bandeirantes e Vila Morais). Goiânia, que quer entrar para o rol das cidades sustentáveis (acho difícil!) deve, urgentemente, se preocupar com a situação dos mananciais hídricos que cortam a cidade. Todos em condições críticas!

No caso específico do córrego Palmito, a cabeceira está em área de relevo acidentado, com grandes inclinações, o que só justifica, ainda mais, a transformação da região em área de conservação. Também, devem ser eliminados todos os pontos de lançamento de esgotos e efluentes industriais sem tratamento ao longo do curso d'água. Acreditamos que um parque ambiental nas áreas de nascentes e um parque linear deve ser objeto de apreciação pelo poder público municipal. Sem nenhum estudo técnico propomos que a Prefeitura de Goiânia crie o Parque Urbano Ambiental Palmito e sugerimos sua delimitação.


Área do futuro Parque Urbano Ambiental Palmito.


2 comentários:

  1. Atendimento registrado sob o número 201400149376 e distribuído à 81ª Promotoria de Justiça do MP-GO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta MP: "(...) quanto aos danos ambientais causados à Área de Preservação Permanente do Córrego Palmito, encontra-se em curso perante a 1º Vara da Fazenda Pública Municipal, Ação Civil Pública ajuizada pela 8ª Promotoria de Justiça em 16.11.2011, protocolada sob o n.º 201104600620, em desfavor do Município de Goiânia e moradores da região afetada, com intuito de obter a desocupação e a recuperação da área degradada, cessando assim, os danos causados pela ação humana (...)".

      Excluir