quinta-feira, 10 de abril de 2014

REDE METROPOLITANA DE TRANSPORTE COLETIVOS: INHUMAS, CATURAÍ, GOIANÁPOLIS E TEREZÓPOLIS


Inhumas-GO
Os municípios de Inhumas e Caturaí pertencem à Região Metropolitana de Goiânia (RMG), no entanto, não estão integrados à rede metropolitana de transportes coletivos (RMTC), conforme redação atual do Parágrafo 3º, do Artigo 1 da Lei Complementar Nº 27, de 30 de dezembro de 1999 que cria a Região Metropolitana de Goiânia:


§ 3º Fica instituída a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos, unidade sistêmica regional composta por todas as linhas e serviços de transportes coletivos, de todas as modalidades ou categorias, que servem ou que venham a servir o Município de Goiânia e os Municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade, inclusive linhas e serviços permanentes que promovam a interligação direta ou indireta destes Municípios entre si e ou com o Município de Goiânia.

 
Caturaí-GO
Acreditamos que as Prefeituras e Câmaras Municipais de Inhumas e Caturaí deveriam lutar pela alteração do Parágrafo 3º, do Artigo 1 da Lei Complementar Nº 27, de 30 de dezembro de 1999. A Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) já deveria ter corrigido esse equívoco da Lei a bastante tempo. Considerando que os municípios  fazem parte da RMG, os mesmos deveriam ser integrados à rede metropolitana de transportes coletivos. Portanto a redação do Parágrafo, deveria ser:
 
§ 3º Fica instituída a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos, unidade sistêmica regional composta por todas as linhas e serviços de transportes coletivos, de todas as modalidades ou categorias, que servem ou que venham a servir o Município de Goiânia e os Municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, CATURAÍ, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, INHUMAS, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade, inclusive linhas e serviços permanentes que promovam a interligação direta ou indireta destes Municípios entre si e ou com o Município de Goiânia.

Desta forma, existiriam linhas de ônibus da RMTC ligando os municípios à Capital, certamente, a partir do Terminal Padre Pelágio. As Prefeituras Municipais de Inhumas e Caturaí foram contatadas, assim como, as Câmaras Municipais e a ALEGO, porém não demonstraram o mínimo interesse pelo assunto em tela. Isso comprova que os governantes não dão a menor atenção para as solicitações do povo. Portanto, a população inhumense e caturaiense terão de continuar pagando mais caro para chegar até a Capital, fora outros benefícios como o passe estudantil, cartão de integração e, se ainda existisse, o "Programa Ganha Tempo".


Goianápolis e Terezópolis


Ônibus da Linha 771 quando do início de sua operação.
A linha 771 do transporte coletivo: "T. Novo Mundo - Goianápolis - Terezópolis" possui tão poucos horários que, praticamente, inviabiliza a integração de Goiânia com estes municípios. E o trajeto circular a partir do Terminal Novo Mundo passando por Goianápolis e, depois, Terezópolis torna a viagem extremamente demorada e cansativa, além de onerosa para as empresas que operam a linha.

Acredita-se que a solução seria a criação da linha "Terminal Praça da Bíblia - Terezópolis - via BR-060" e que a linha 771 fizesse apenas o trecho "Terminal Novo Mundo - Goianápolis - via GO-010 e GO-415". A criação de uma linha especial "Terezópolis - Goianápolis - Bonfinópolis" integraria as três cidades e poderia até ter menos horários em relação às linhas que fizessem a ligação com a Capital. As Prefeituras de Goianápolis e Terezópolis não se posicionaram, muito menos, a ALEGO.

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), como sempre, permanece muda, cega e surda! Concluindo, só com a mobilização das populações de Inhumas, Caturaí, Goianápolis e Terezópolis é que a situação poderá ser revertida. 

4 comentários:

  1. Ou o governo resolve este problema ou entrega para o usuário resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdelice, e note como a Assembleia Legislativa é incapaz de incluir duas palavras numa Lei. Mas, é claro, as empresas de ônibus não querem mais operar linhas de longo percurso e com poucos passageiros. Por isso, Inhumas e Caturaí fora da RMTC. Goianápolis e Terezópolis constam na RMTC, porém, o serviço é tão precário que inviabiliza a integração entre as duas cidades e Goiânia (então para que Região Metropolitana?). E o direito de ir e vir? Está em nossa carta magna! Retirem as empresas e deixe por conta unicamente do Poder Público o transporte coletivo, pois a Administração Pública não poderá negar o direito dos habitantes de Inhumas, Caturaí, Goianápolis e Terezópolis de se deslocarem pela Região Metropolitana.

      Excluir
  2. Atendimento registrado sob o número 201400148455 e distribuído à 12ª Promotoria de Justiça do MP-GO.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que deveria ser criada a linha "T Goianira/*T Inhumas"
    e para beneficiar os moradores dos bairros de Inhumas a criação do Terminal ou ponto de conexão Inhumas já que Inhumas é uma cidade de aprox 55.687 Hab.

    ResponderExcluir