domingo, 6 de abril de 2014

CIRCULAR 400 E 401: PARA ONDE VÃO?


Uma coisa simples tem gerado confusão para os usuários das linhas do transporte coletivo 400 e 401. Quem está no Terminal Praça da Bíblia aguardando o ônibus da linha 400, fica próximo a uma placa indicativa: "400 - Circular Via Praça Wálter Santos". Quando o ônibus da linha 400 chega vem informando no painel: "400 - Circular - T Praça A - Independência". Quando o passageiro está no ponto de parada da linha 401 a placa informa: "401 - Circular via Independência", o ônibus que ali para exibe no painel: "401 - Circular - T Praça A - P W Santos". É que o painel do veículo exibe o trajeto a partir do Terminal Praça A, porém quando o ônibus chega no Terminal Praça da Bíblia o trajeto se altera. Portanto, saindo da Praça A, o Circular 400 segue pela Avenida Independência, mas quando chega na Praça da Bíblia, o destino é Praça Wálter Santos. O Circular 401, quando deixa a Praça A, segue para a Praça Wálter Santos, ao sair da Praça da Bíblia, tem como destino a Avenida Independência. Quem está acostumado a utilizar as linhas, já se habituou à incongruência. Porém quem não mora em Goiânia ou quem não tem o hábito de utilizar as linhas, sempre se confunde quando o embarque é realizado no Terminal Praça da Bíblia. Sensíveis a esse fato, propomos as seguintes alterações para o nome das linhas junto a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC):
  • Linha 400: "Circular - T Praça A - T Pca Bíblia - Horário"
  • Linha 401: "Circular - T Praça A - T Pca Bíblia - Anti-horário"

Ou, ainda, considerando que linha faz um trajeto circular pela região central da cidade, a designação das linhas poderia ser:
  • Linha 400: "Circular Central - Sent Horário"
  • Linha 401: "Circular Central - Sent Anti-horário"

As placas informativas nos terminais não precisam ser substituídas, elas informam o verdadeiro trajeto que o ônibus irá seguir. O que está incoerente são os dizeres no painel eletrônico dos veículos quando os mesmos deixam o Terminal Praça da Bíblia. Outras sugestões foram:

Alterar:
  • Linha 255: "T Novo Mundo - T Senador Canedo"
Para:
  • Linha 255: "T Novo Mundo - T Senador Canedo - GO 403"

Alterar:
  • Linha 212: "T Novo Mundo - Bonfinópolis"
Para:
  • Linha 212: "T Novo Mundo - Bonfinópolis - GO 010"

A CMTC foi comunicada por e-mail, mas não deu retorno e não tomou nenhuma atitude frente a solicitação realizada.

Um comentário:

  1. Atendimento registrado sob o número 201400148455 e distribuído à 12ª Promotoria de Justiça do MP-GO.

    ResponderExcluir