segunda-feira, 7 de abril de 2014

PARQUE URBANO AMBIENTAL DO ABEL


Diferentemente das Unidades de Conservação, existem parques cujo objetivo principal não é a preservação da natureza. Esses parques são classificados como Parques Urbanos e têm como finalidade principal oferecer opções de lazer à população.

Os Parques Urbanos são grandes espaços verdes localizados em áreas urbanizadas de uso público, com o intuito de propiciar recreação e lazer aos seus visitantes. Em sua maioria, oferecem também serviços culturais, como museus, casas de espetáculo e centros culturais e educativos. Também estão frequentemente ligados a atividades esportivas, com suas quadras, campos, ciclovias etc.

A grande vantagem dos parques urbanos é propor aos moradores de metrópoles a opção de visitar áreas naturais, com paisagens verdes, fauna e flora, sem a necessidade de percorrer grandes distâncias. É neles que grande parte da população urbana desenvolve sua relação com a natureza, o que faz deles uma importante ferramenta para conscientização ambiental.

Desta forma, entendemos a necessidade premente de implantação do Parque Urbano Ambiental do Abel, que irá proporcionar qualidade de vida aos moradores da Região Leste e preservar mananciais como o córrego Vertente, Ladeira e o próprio córrego do Abel. Além, é claro de, no futuro, como toda Goiânia espera, integrar-se ao Parque Ambiental Linear Meia Ponte.

Na figura abaixo o polígono azul sugere a área do futuro parque que incorporaria outras áreas verdes já estabelecidas na região. A implantação do parque estaria de acordo com as premissas do objetivo da administração municipal de transformar Goiânia numa cidade sustentável.

Área do futuro Parque Urbano Ambiental do Abel.



2 comentários:

  1. Atendimento registrado sob o número 201400149571 e distribuído à 8ª Promotoria de Justiça do MP-GO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procedimento encerrado na 8ª PJ MP-GO, pois a criação de unidades de conservação é ato discricionário das Administração Pública. Infelizmente, já se prevê o futuro do córrego do Abel...

      Excluir