PASSARELA x CALÇADA
Como a BR-153 corta a Região Leste, vamos informar um problema ocorrido na Região Sudeste para que o mesmo não se repita aqui.
Recentemente, foi construída uma passarela de pedestres na Rodovia BR-153 na
altura do Hospital de Medicina Alternativa (HMA), Jardim Santo Antônio,
em Goiânia-GO. Trata-se uma obra extremamente necessária realizada pelo
DNIT. Quem necessita atravessar a rodovia, principalmente, os pacientes
do referido hospital comemoram a intervenção.
Porém, se a obra já estiver totalmente acabada, algo passou despercebido no projeto. No sentido Goiânia-Aparecida, a passarela ocupou todo o passeio público. No trecho junto a passarela quem antes transitava pela calçada agora é obrigado a caminhar pela via marginal à BR correndo riscos de ser atropelado. Nem todos utilizarão a passarela, há aqueles que seguirão do mesmo lado, sem atravessar a rodovia, e a passarela, ironicamente, força estes pedestres a transitar num pequeno trecho pelo asfalto, onde os veículos trafegam a toda velocidade.
Acreditamos que será necessária a redução da pista da via marginal e a construção de uma calçada no local ou afastamento do muro das propriedades privadas ampliando o espaço do passeio.
Outra questão é que em todas as passarelas que estão sendo construídas no perímetro urbano de Goiânia, a rampa de acesso em concreto não possui guarda-corpo, o que não deixa de ter seus risco. As grades deveriam ser colocadas também nas rampas de acesso, pois um pequeno desequilíbrio e pedestre cai na via. As fotos anexas comprovam o fato aqui descrito.
Aguardamos providências por parte do DNIT.
Porém, se a obra já estiver totalmente acabada, algo passou despercebido no projeto. No sentido Goiânia-Aparecida, a passarela ocupou todo o passeio público. No trecho junto a passarela quem antes transitava pela calçada agora é obrigado a caminhar pela via marginal à BR correndo riscos de ser atropelado. Nem todos utilizarão a passarela, há aqueles que seguirão do mesmo lado, sem atravessar a rodovia, e a passarela, ironicamente, força estes pedestres a transitar num pequeno trecho pelo asfalto, onde os veículos trafegam a toda velocidade.
Acreditamos que será necessária a redução da pista da via marginal e a construção de uma calçada no local ou afastamento do muro das propriedades privadas ampliando o espaço do passeio.
Outra questão é que em todas as passarelas que estão sendo construídas no perímetro urbano de Goiânia, a rampa de acesso em concreto não possui guarda-corpo, o que não deixa de ter seus risco. As grades deveriam ser colocadas também nas rampas de acesso, pois um pequeno desequilíbrio e pedestre cai na via. As fotos anexas comprovam o fato aqui descrito.
Aguardamos providências por parte do DNIT.
Após contato com o DNIT, o órgão abriu o processo nº 50600.026287/2014-11 para apurar as irregularidades nas obras das passarelas.
ResponderExcluirMP-GO acolhe denúncia! Nº de Protocolo 201400136906, distribuído à 15ª Promotoria de Justiça.
ResponderExcluirQuestão encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF), conforme Ofício 169/2014, de 24/04/2014, expedido pela 15ª PJ/MP-GO. A Rodovia BR-153 é área de domínio da esfera federal.
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