LINHA DE ÔNIBUS: T. SENADOR CANEDO - AEROPORTO - PC CAMPUS
O transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia está caótico. Muitas são as dificuldades enfrentadas pelos passageiros. Um transporte coletivo ineficiente acarretará transtornos no trânsito, pois quem tenha condições de utilizar veículo próprio não deixará seu carro ou moto em casa para se deslocar pela cidade através do sistema de transporte coletivo. Diante das inúmeras dificuldades já conhecidas de toda a população goianiense e considerando os fatos abaixo:
- A Rodovia BR-153 praticamente divide a cidade de Goiânia em duas e dificulta a integração entre algumas regiões como, por exemplo, a ligação entre as regiões Norte e Leste, principalmente quando se trata do transporte coletivo.
- Essas regiões, Leste e Norte da Capital, estão praticamente desconectadas quando se trata de ligação por transporte coletivo. Para ir de ônibus do Recanto das Minas Gerais para o Jardim Guanabara, por exemplo, é necessário se deslocar até o Centro e lá pagar nova passagem. As estações previstas no primeiro plano diretor da cidade de 2007, para serem construídas na Vila Pedroso, no Jardim Guanabara e no Campus Samambaia, ainda não saíram do papel.
- As obras da Avenida Leste-Oeste, importante via de integração entre as regiões Leste, Norte e Oeste, estão paradas a décadas.
- Com o fim do "Programa Ganha Tempo" a integração fora dos terminais ficou prejudicada. A opção que resta é a integração física que prescinde de estações, as quais estão superlotadas e, principalmente as do Eixo Anhanguera, todas sucateadas, não comportando mais tanta aglomeração de passageiros.
- Não existe integração através do transporte coletivo entre a cidade de Senador Canedo e a Região Leste de Goiânia via Jardim das Oliveiras. Nem muito menos de bairros como Vila Pedroso, Santo Hilário entre outros ao Conjunto Caiçara, tão próximo e ao mesmo tempo tão distante.
- O acesso via transporte coletivo ao Aeroporto Santa Genoveva é praticamente inexistente. Uma das coisas mais difíceis em Goiânia é você sair de sua casa e tentar chegar ao aeroporto utilizando o transporte público, muito diferente de cidades como Brasília, Uberlândia e São Paulo, entre outras.
- O Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás deveria ser uma região totalmente integrada à rede metropolitana do transporte coletivo. Mas, esta integração se dá de forma um tanto precária. Isso dificulta ainda mais o acesso à universidade pública quando se trata de estudantes pobres que dependem do transporte coletivo e, principalmente, aqueles que estudam no turno noturno.
Sugere-se a criação de uma linha do transporte coletivo: Terminal Senador Canedo – Aeroporto – PC Campus. Utilizando o Google Mapas e considerando as questões já narradas, foi traçado um possível trajeto. Mas, também, acredita-se que o trajeto poderia incluir avenidas como a Paulo Alves da Costa e a Hilário Sebastião Figueiredo, talvez. Ou talvez passando pelo aeroporto indo até o Jardim Guanabara e chegando ao Campus Samambaia. O ideal seria a implantação integral do que propõe o plano diretor da cidade, mas pelo visto, considerando o atual estágio das coisas, ele ficará no papel. Como alternativa, a criação de linhas no transporte público poderia facilitar a vida da população de baixa renda, público cativo dos projetos do futuro, que não se torna presente.
Assino embaixo! Que tal uma petição? :)
ResponderExcluirBoa ideia, Mariana! Qual petição sugeres? Avaaz? Change? Ou outra?
ExcluirAtendimento registrado sob o número 201400148455 e distribuído à 12ª Promotoria de Justiça do MP-GO.
ResponderExcluirSenador Canedo já existe linhas que ligam duas partes da Região Leste de Goiânia: Terminal Praça da Bíblia, no Setor Leste Universitário e no Terminal do Jardim Novo Mundo ambos terminais ficam na Região Leste de Goiânia.
ResponderExcluirTerminal Jardim Novo Mundo - Goiânia, já próximo ao FUTURO NOVO SHOPPING DE GOIÂNIA: GOLDEN SHOPPING - GOIÂNIA
A ligação via Terminal Praça da Bíblia se dá pelas GO's 020 e 536. Via Terminal Novo Mundo, pela GO-403. Uma ligação através das GO's 537 e 010, ainda não existe. E essa proposta não prevê apenas a ligação de Goiânia e Senador Canedo por estas rodovias, mas, também, de bairros da Região Leste com a Região Norte de Goiânia, promovendo melhor acesso ao Aeroporto Santa Genoveva e ao Campus 2 da UFG. O trajeto proposto inclui o Golden Shopping tanto na ida quanto na volta. Assim, as populações das Regiões Norte e Leste de Goiânia, como as de Senador Canedo e Caldazinha teriam uma acesso mais rápido e fácil ao shopping, ao aeroporto e à UFG.
ExcluirEstá sendo construído o 3° maior shopping de Goiânia. Trata-se do Golden Shopping Goiânia, localizado na Avenida Anápolis, Residencial Sonho Dourado - Goiânia - GO.
ResponderExcluirSe esta linha fosse implantada, o acesso ao shopping somente seria facilitado. Além disso, a proposta da linha T. Senador Canedo - Aeroporto - PC Campus objetiva trazer uma série de outros benefícios à população da região metropolitana, os quais estão descritos na matéria.
ExcluirSeria necessário mesmo uma criação de uma linha, que é uma reivindicação bem antiga dos moradores da Vila Pedroso em Goiânia: Da Vila Pedroso - Goiânia, ao Aeroporto Santa Genoveva e Jardim Guanabara. Essa sim é necessário a criação, e não a criação dessa linha pois já existem duas linhas que atendem essa cidade da Região Metropolitana de Goiânia, como foi citado em comentario anterior
ResponderExcluir