sábado, 12 de julho de 2014

UMA DAS PRINCIPAIS VIAS DA REGIÃO LESTE CARECE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ADEQUADA


A Avenida Anápolis é uma das principais vias da Região Leste de Goiânia. E a tendência é que a importância desta artéria na malha urbana de Goiânia amplie cada vez mais. Na Avenida Anápolis será construído o primeiro grande centro de compras da Região Leste (o Golden Shopping, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2016). A via também dá acesso à Rodovia GO-010, ligando a Capital às cidades de Bonfinópolis, Goianápolis, Senador Canedo, Leopoldo de Bulhões, Silvânia e outras. 

No entanto, a iluminação pública da via está longe de fazer jus à sua importância. Faltam postes em determinados trechos, o que deixa alguns pontos bem escuros. Desde a indústria de laticínios Itambé, onde a via tem a denominação de Avenida Manchester, até a ponte sobre o córrego Lajeado, principalmente no sentido Goiânia-Bonfinópolis, a quantidade de postes e luminárias é insuficiente.
 
A própria área onde será construído o futuro shopping está muito mal iluminada. Só passar lá à noite e verificar. Seria interessante se o grupo envolvido na na implantação do Golden Shopping, juntamente com a comunidade, pressionassem o poder público para a implantação de um projeto luminotécnico moderno, belo e eficiente nas Avenidas Anápolis e Manchester. Fica a sugestão, já que o empreendimento comercial tem como um de seus objetivos transformar a Região Leste de Goiânia.

A Prefeitura de Goiânia poderia ter mais cuidado com esta Avenida ou Avenidas (já que a mesma via possui três nomes entre o córrego Lajeado e a Praça do Palmito: Anápolis, Manchester e Campos Elísios), pois é via de acesso à cidade e já deixa uma primeira impressão no viajante que por ela aqui chega. 

AVENIDA MANCHESTER, JARDIM NOVO MUNDO: Região da ponte sobre o Rio Meia Ponte. Bem na altura da ponte, a iluminação é extremamente precária.

AVENIDA ANÁPOLIS, RESIDENCIAL SONHO DOURADO. No sentido Bairro-Centro, inexistem postes e luminárias. As placas à esquerda são as que informam sobre a construção do Golden Shopping no local.

AVENIDA ANÁPOLIS, RESIDENCIAL SONHO DOURADO: Stand de vendas do Golden Shopping às escuras.

AVENIDA ANÁPOLIS, PARQUE DAS AMENDOEIRAS: Ao lado do Cais Amendoeiras, inexistem postes e luminárias no sentido Bairro-Centro.

AVENIDA ANÁPOLIS, PARQUE DAS AMENDOEIRAS / VILA PEDROSO: No sentido Bairro-Centro, novamente, inexistem postes e luminárias. As luzes vistas no centro da imagem não são postes de iluminação pública. Tratam-se de postes existentes no pátio do Hipermercado Bretas da Vila Pedroso. As outras são faróis dos veículos que trafegam pela via.

2 comentários:

  1. Problema informado ao Ministério Público do Estado de Goiás, que registrou a notícia sob o número 201400569435 e distribuiu à 8ª Promotoria de Justiça. Para mais informações sobre as providências tomadas, o contato com a referida promotoria pode ser realizado pelo telefone (62) 3243-8097 ou pelo e-mail 8promotoria@mpgo.mp.br.

    ResponderExcluir
  2. Iniciadas obras de iluminação dos trechos escuros das Avenidas Anápolis e Manchester. Após denúncia da comunidade e atuação firme do Ministério Público, com a abertura de Inquérito Civil Público, visando apurar os problemas da iluminação pública em toda a Capital, a Prefeitura começou a agir. Foi após reclamações da comunidade da Região Leste, que o MP sentiu a necessidade de intervir para resolver esse problema de grandes proporções, que atinge todas as regiões da cidade.

    ResponderExcluir