quinta-feira, 27 de março de 2014

DESCASO COM A REGIÃO DA AVENIDA MANCHESTER NO JARDIM NOVO MUNDO


Na Avenida Manchester no Jardim Novo Mundo, região leste de Goiânia, na altura da ponte sobre o rio Meia Ponte, existem inúmeros problemas que necessitam de intervenção do Poder Público. Numa visita rápida ao local, foram detectados os seguintes problemas:

  1. A via foi construída com uma curva muito acentuada que se inicia logo na ponte. Este problema deveria ter sido resolvido na época do asfaltamento da GO-010, eliminando a curva no local;
  2. A grade de proteção (guard-rail) instalada ao lado da faixa no sentido Bairro-Centro (onde a curva exerce grande força centrífuga) está danificada devido a vários acidentes ocorridos no local;
  3. Não há calçamento no passeio próximo a ponte;
  4. Em alguns locais o meio-fio está destruído o que ocasiona o direcionamento das águas de enxurrada para o passeio não calçado, provocando erosões;
  5. O corrimão da ponte está parcialmente destruído no sentido Bairro-Centro e inexiste no sentido Centro-Bairro;
  6. A iluminação no local é inadequada. À noite, a escuridão é total. Faltam postes, há postes sem luminárias e lâmpadas e alguns instalados longe da via e sem o aparato de iluminação;
  7. Há o lançamento de esgoto sanitário nas galerias pluviais da Região Leste e o poluente é lançado no rio sem tratamento algum.

O local fica bem próximo à Indústria de Laticínios Itambé. Acredito que é hora do Poder Público agir e transformar de vez essa região da cidade. O rio Meia Ponte sofre todos os abusos possíveis. O Parque Meia Ponte prometido pelo Governo do Estado não sai. Goiás deveria fazer como São Paulo fez nas margens de um trecho do rio Tietê, um parque linear, porém, para o rio Meia Ponte o parque abrangeria toda sua extensão desde a nascente em Itauçu até, no mínimo, o perímetro da Região Metropolitana de Goiânia (RMG).

MEDIDAS QUE DEVEM SER IMPLANTADAS

  • PREFEITURA DE GOIÂNIA: recuperação do meio-fio, construção do calçamento junto à ponte, contenção das erosões e implantação de iluminação adequada na Avenida Manchester, Jardim Novo Mundo.
  • GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS: eliminação da curva acentuada no início da GO-010 que se inicia na ponte, recuperação do guard-rail e do corrimão da ponte. 
  • SANEAGO: eliminação do lançamento de esgotos sanitários direto (sem tratamento) no rio Meia Ponte.
  • GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E PREFEITURAS MUNICIPAIS: implantação do Parque Linear do rio Meia Ponte, iniciando na nascente em Itauçu até, no mínimo, os municípios de Hidrolândia e Bela Vista. Com manutenção constante e recuperação das áreas degradadas, principalmente, no perímetro urbano da RMG.








Um comentário:

  1. Uma primeira vitória: o Ministério Público do Estado de Goiás já abriu procedimento para apurar os problemas na região da ponte da Avenida Manchester no Jardim Novo Mundo. Procedimento 201400118572, encaminhado à 81ª Procuradoria de Justiça.

    ResponderExcluir